terça-feira, 25 de dezembro de 2007

O movimento de renovação católica carismática é antibíblico ou não?



De vez em quando, alguns irmãos ficam em dúvida se o movimento de renovação católica carismática é antibíblico ou não. Porém, ele é antibíblico por pelo menos quatro razões: o mariocentrismo, a idolatria, a duplicidade e a proposta ecumênica.

Jesus afirmou que o Espírito da Verdade testificaria Dele (Jo 15.26) e o glorificaria (Jo 16.13-14). Jesus afirmou e a Bíblia declara que Ele é o único mediador entre Deus e os homens (Jo 14.6; At 4.10-12; 1Tm 2.5). Entretanto, o movimento de renovação carismática é mariocêntrico. Maria é o centro da sua fé. Ela é glorificada. Eles louvam e oram a Maria, e afirmam que ela é quem os batiza no Espírito e os leva à plenitude de Deus.

Em seu livro Sereis batizados no Espírito Santo, o padre jesuíta Harold Rahn diz que Maria é “a madrinha do batismo no Espírito Santo” e a “esposa do Espírito, que melhor que ninguém nos pode obter as suas graças e a renovação incessante do Pentecostes para todos os membros do seu filho”. Essas afirmações colidem frontalmente com as Sagradas Escrituras. É Jesus que nos concede a plenitude do Espírito. Ele mesmo afirmou isso a seus discípulos (Jo 14.16-17; 16.7). Quanto à declaração de que Maria seria “esposa do Espírito”, Jesus afirmou em Marcos 12.24-25 aos saduceus que no reino espiritual nem se casam nem se dão em casamento, e que os saduceus erravam por não conhecer as Escrituras. Com a idéia de “esposa do Espírito”, se quer colocar Maria no mesmo patamar divino, como merecedora de adoração e provedora das graças divinas, mas essa afirmação é espúria e Deus afirma que a sua glória Ele não dará a outro (Is 42.8).

O Espírito Santo não glorifica Maria ou santos. Ele glorifica a Cristo, porque Ele é Deus. Não existe essa história de viver uma fé onde Cristo e Maria são o centro. Primeiro, porque a Bíblia diz que ninguém pode servir a dois senhores (Mt 6.24); e segundo, porque Cristo é Deus e Maria não é, e só Deus deve ser glorificado.

O aspecto idolátrico também não pode ser esquecido. Culto a santos e ídolos é comum entre grupos carismáticos, e isso é antibíblico. Ninguém pode venerar imagens e ser cheio do Espírito Santo (2Co 6.16-17). E o que dizer da duplicidade? A Bíblia ensina que o Espírito de Deus veio para santificar. No entanto, no movimento carismático, que se diz abençoado pelo Santo Espírito, o pecado é tolerado. As pessoas podem continuar bebendo, fumando e participando de shows mundanos, ao mesmo tempo que dizem buscar a plenitude do Espírito. Isso porque eles simplesmente acham que nada disso interfere na vida espiritual do cristão, mas não é isso que a Bíblia diz (2Co 6.14).

Não há sombra de dúvida: o movimento carismático é antibíblico.
Fonte:
Mensageiro do Paz
Ano 77 - nº 1471
Entre em contato conosco!

Nenhum comentário: